1. OBJETIVO
Através das Políticas de Recursos Humanos a Lamil estabelece
métodos para a gestão de pessoas e eles são alinhados às estratégias e aos objetivos da gestão do negócio. A adoção dessas políticas traz a
competitividade por meio de colaboradores motivados pela postura ética e responsável, valorizando a transparência
nas relações de trabalho e o desenvolvimento do quadro funcional.
2. ESCOPO
Todas as unidades
da empresa – Lamil Lage Minérios e
Lamil Especialidades Minerais.
3. PRINCÍPIOS
As Políticas de Recursos Humanos da Lamil,
alinhadas ao Código de Conduta, têm os seguintes princípios que norteiam sua
atuação no mercado:
- As pessoas são essenciais para o sucesso da
empresa, por isso é valorizado o espírito de equipe, a disposição para o
aprendizado e o foco em resultados
- Conduzimos os relacionamentos com
honestidade, respeito e transparência
- A excelência no atendimento ao cliente é
prioridade e responsabilidade de todos
- O crescimento da empresa é orientado por
ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
- Admitir
colaboradores qualificados, com base em processo de seleção rigoroso e
objetivo, que atenda às necessidades da empresa
- Tratar
todos com igualdade, não permitindo qualquer forma de discriminação
(sexo, religião, opinião, nacionalidade, raça, etc.), criando um ambiente que promova o espírito de equipe, garanta o respeito mútuo e, sempre
que necessário, analise casos individuais que necessitem de atenção especial
- Praticar
remunerações compatíveis ao mercado, acompanhando a metodologia de empresas do
mesmo segmento
- Promover
e desenvolver a prática da delegação, baseada na competência, na comunicação
eficaz, na confiança recíproca, no respeito das decisões e no reconhecimento de
direito ao erro
- Promover
a prática do feedback, atuando de maneira respeitosa e ajudando no desempenho
do colaborador, informando periodicamente sobre o que dele(a) se espera, da
avaliação do seu trabalho e das perspectivas de promoção na sua carreira
- Na
medida do possível, priorizar as competências internas no preenchimento de
vagas e promoções, tendo em vista a perspectiva de evolução da carreira e desempenho
do colaborador
- Aplicar
políticas de benefícios de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de
vida dos colaboradores e seus familiares, proporcionando tranquilidade no
presente e no futuro
- Promover
a capacitação dos colaboradores através de treinamentos que os tornem mais
qualificados para a condução das atividades de maneira
bastante produtiva
- Criar
meios formais de comunicação com os mesmos, utilizando quadros de aviso,
jornais e demais informativos, de modo a manter o alinhamento de informações e a transparência na relação empresa/colaborador
- Promover
o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre colaboradores, supervisores,
líderes e a diretoria
- Fortalecer
a competência dos líderes para lidar com as diversidades culturais dentro da
empresa
- Fortalecer
a retenção e o desenvolvimento dos colaboradores que têm posições-chave para garantir a excelência operacional dos processos e a boa condução
dos negócios
Incentivar a participação dos colaboradores nas
decisões e capacitar os supervisores como líderes incentivadores, para
construir objetivos desafiadores.