Políticas de Recursos Humanos

1.  OBJETIVO

Através das Políticas de Recursos Humanos a Lamil estabelece métodos para a gestão de pessoas e eles são alinhados às estratégias e aos objetivos da gestão do negócio. A adoção dessas políticas traz a competitividade por meio de colaboradores motivados pela postura ética e responsável, valorizando a transparência nas relações de trabalho e o desenvolvimento do quadro funcional.

 

2.  ESCOPO

Todas as unidades da empresa – Lamil Lage Minérios e Lamil Especialidades Minerais.


3.  PRINCÍPIOS

As Políticas de Recursos Humanos da Lamil, alinhadas ao Código de Conduta, têm os seguintes princípios que norteiam sua atuação no mercado:

  • As pessoas são essenciais para o sucesso da empresa, por isso é valorizado o espírito de equipe, a disposição para o aprendizado e o foco em resultados
  • Conduzimos os relacionamentos com honestidade, respeito e transparência
  • A excelência no atendimento ao cliente é prioridade e responsabilidade de todos
  • O crescimento da empresa é orientado por ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.


4.  DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Admitir colaboradores qualificados, com base em processo de seleção rigoroso e objetivo, que atenda às necessidades da empresa
  • Tratar todos com igualdade, não permitindo qualquer forma de discriminação (sexo, religião, opinião, nacionalidade, raça, etc.), criando um ambiente que promova o espírito de equipe, garanta o respeito mútuo e, sempre que necessário, analise casos individuais que necessitem de atenção especial
  • Praticar remunerações compatíveis ao mercado, acompanhando a metodologia de empresas do mesmo segmento
  • Promover e desenvolver a prática da delegação, baseada na competência, na comunicação eficaz, na confiança recíproca, no respeito das decisões e no reconhecimento de direito ao erro
  • Promover a prática do feedback, atuando de maneira respeitosa e ajudando no desempenho do colaborador, informando periodicamente sobre o que dele(a) se espera, da avaliação do seu trabalho e das perspectivas de promoção na sua carreira
  • Na medida do possível, priorizar as competências internas no preenchimento de vagas e promoções, tendo em vista a perspectiva de evolução da carreira e desempenho do colaborador
  • Aplicar políticas de benefícios de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares, proporcionando tranquilidade no presente e no futuro
  • Promover a capacitação dos colaboradores através de treinamentos que os tornem mais qualificados para a condução das atividades de maneira bastante produtiva
  • Criar meios formais de comunicação com os mesmos, utilizando quadros de aviso, jornais e demais informativos, de modo a manter o alinhamento de informações e a transparência na relação empresa/colaborador
  • Promover o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre colaboradores, supervisores, líderes e a diretoria
  • Fortalecer a competência dos líderes para lidar com as diversidades culturais dentro da empresa
  • Fortalecer a retenção e o desenvolvimento dos colaboradores que têm posições-chave para garantir a excelência operacional dos processos e a boa condução dos negócios

Incentivar a participação dos colaboradores nas decisões e capacitar os supervisores como líderes incentivadores, para construir objetivos desafiadores.