Políticas de Responsabilidade Social

1.  OBJETIVO 

A Lamil, por meio de suas Políticas de Responsabilidade Social, promove o conceito e a inclusão de seu modo de atuação na sociedade, apoiando ações socialmente responsáveis em todas as atividades e no relacionamento com diversos públicos. Para nós, a sustentabilidade tem um significado muito importante,pois é nela que fundamentamos a gestão dos negócios e o compromisso de longo prazo com os sócios, clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade.

 

2.  ESCOPO

Todas as unidades do grupo – Lamil Lage Minérios e Lamil Especialidades Minerais.


3.  PRINCÍPIOS

As Políticas de Responsabilidade Social da Lamil, alinhadas ao Código de Conduta, têm os seguintes princípios norteadores de nossa atuação no mercado:

  • As pessoas são essenciais para o sucesso da empresa, por isso valorizamos o espírito de equipe, a disposição para o aprendizado e o foco em resultados
  • Conduzimos os relacionamentos com honestidade, respeito e transparência
  • A excelência no atendimento ao cliente é prioridade e responsabilidade de todos
  • O crescimento da empresa é orientado por ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.


4.  DISPOSIÇÕES GERAIS


4.1 NEGÓCIO

O principal foco do negócio é manter harmonia entre a eficiência na produção industrial e a preservação dos recursos naturais. Para isso a Lamil:

  • Administra seus negócios com eficiência 
  • Extrai, beneficia e comercializa produtos de qualidade
  • Desenvolve sólidas relações comerciais com clientes e fornecedores
  • Cumpre as normas legais, tributárias e de concorrência nos mercados
  • Valoriza as políticas públicas associadas a sustentabilidade e responsabilidade social
  • Fortalece o trato da responsabilidade social nos processos de planejamento, de gestão e operação
  • Estimula e reconhece as melhores práticas de responsabilidade social junto aos fornecedores, clientes e demais parceiros, contribuindo para o avanço da sustentabilidade na sociedade brasileira
  • Aprimora permanentemente o conhecimento e dissemina a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social
  • Possui equipes dedicadas à temática social que analisam, acompanham e deliberam ações de integração alinhadas às suas estratégicas, políticas, práticas e procedimentos
  • Possui certificação ISO 9001, que confirma a qualidade de seus processos e produtos, dentro de um padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.

4.2 COLABORADORES

As pessoas têm grande importância para a Lamil, por isso selecionamos e mantemos os melhores profissionais sempre alinhados às nossas políticas e totalmente comprometidos na construção de uma empresa melhor. Com isso a Lamil:

  • Cria oportunidade de capacitação e desenvolvimento profissional
  • Enfatiza a prevenção dos riscos nos processos industriais
  • Estabelece um ambiente laboral que estimula a criatividade e alto desempenho
  • Desenvolve programas de benefícios para os colaboradores e suas famílias
  • Cumpre a legislação trabalhista vigente, entre outras, aplicável em todas as atividades da empresa e locais onde ela atua
  • Garante a erradicação do trabalho infantil, assim como do trabalho forçado e compulsório em todas as atividades 
  • Garante o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em suas atividades 
  • Não contrata menores de 18 anos, salvo como aprendizes
  • Valoriza a diversidade de culturas e proíbe qualquer discriminação por raça, gênero, orientação sexual, condição física, religião, faixa etária, classe social, convicção política e nacionalidade
  • Proíbe práticas de assédio moral e sexual nas relações de trabalho que comprometam a integridade pessoal
  • Adota políticas de valorização dos colaboradores e a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional, com ênfase no compromisso social, ambiental e de respeito aos direitos humanos
  • Estimula a implantação dos mais modernos equipamentos em suas instalações e atividades, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

4.3 COMUNIDADE

  • Acreditamos que o bom relacionamento com a comunidade é lucrativo, tanto para os beneficiados como para a empresa e essa aproximação e engajamento das partes consolidam a estratégia de longo prazo da empresa em relação ao desenvolvimento sustentável
  • Os investimentos sociais realizados pela empresa contribuem para a melhoria do desempenho da comunidade
  • Em relação às nossas operações agimos sempre com transparência, minimizando possíveis impactos da atividade e promovendo o desenvolvimento local
  • Avaliamos constantemente todos os aspectos que apresentam riscos ao meio ambiente, assim como à saúde e segurança dos colaboradores, clientes e comunidades interferidas por nossas atividades
  • O desenvolvimento econômico em bases sustentáveis e o apoio às iniciativas de caráter social fazem parte do compromisso da empresa com as gerações presentes e futuras
  • É por meio de iniciativas como essas que atendemos ao nosso anseio de melhorar a qualidade de vida das comunidades situadas no entorno das operações. Assim como os colaboradores, nossos outros públicos de relacionamento são igualmente importantes para o nosso sucesso.

4.4 CLIENTES

  • A Lamil mantém um relacionamento próximo, transparente e duradouro com seus clientes, adotando uma política focada na satisfação em todas as etapas de atendimento, do desenvolvimento de produtos ao monitoramento pós-entrega. Essa estrutura abrange desde a direção da empresa, que estabelece as diretrizes de vendas e atendimento comercial, até a área de mineração e produção que define a programação de atendimento aos clientes, da extração à expedição do produto.

4.5 FORNECEDORES

  • A Lamil promove permanente comunicação e capacitação dos fornecedores e prestadores de serviços, para garantir o cumprimento dos padrões das certificações do Sistema de Gestão da Qualidade e da legislação trabalhista, fiscal e ambiental
  • A Lamil acredita que promover as melhores práticas de responsabilidade social e ambiental dos fornecedores e demais parceiros é contribuir com o avanço da sustentabilidade na sociedade brasileira.

4.6 MEIO AMBIENTE

  • A Lamil desenvolve intenso trabalho visando à preservação ambiental, buscando manter o equilíbrio entre a eficiência na produção industrial e a preservação dos recursos naturais
  • Prioriza a melhoria contínua de produtos e serviços, bem como o monitoramento e controle dos impactos de suas operações sobre o meio ambiente. Para isso, mantém programas direcionados unicamente ao controle ambiental, tais como, resíduos sólidos, emissões atmosféricas, efluentes líquidos, ruído, lençol freático, etc
  • Ações realizadas na comunidade demonstram esse comprometimento com o meio ambiente, destacando-se a participação de projetos ambientais em parceria com ong´s e entidades públicas e a promoção do “Programa de Educação Ambiental”, de grande repercussão no município
  • Revisar procedimento no Sesuite – Responsabilidade Social
  • Tudo isso expressa o compromisso com a conservação do meio ambiente e a constante redução do uso de recursos não renováveis. A preservação ambiental é essencial para a consolidação da sustentabilidade na Lamil e para a manutenção de suas atividades. Essa é uma preocupação constante dos diretores e colaboradores envolvidos em todos os processos da empresa.

4.7 TRABALHO INFANTIL

  • As políticas de gestão da empresa garantem que, em suas unidades, não haverá qualquer forma de trabalho infantil infringindo a legislação vigente. A Lamil considera que as crianças devem estar nas escolas e nas instituições de ensino que elevem sua capacitação. As regras de acesso da portaria proíbem a entrada de menores, exceto:
  • Menor Aprendiz – caso ele venha desempenhar trabalho na empresa deverá ter resguardada sua integridade física, através de atividade segura e estará sempre acompanhado por colaborador mais experiente
  • Visitantes – em se tratando de menores deverão estar acompanhados dos responsáveis, com agendamento prévio, e dentro da empresa serão acompanhados por um colaborador designado para tal
  • Caso ocorra a chegada de crianças na portaria, o adulto deverá identificá-las, assim como o nível de responsabilidade sobre as mesmas. Elas deverão aguardar a pessoa na portaria em local seguro, com água, banheiro e estarão sob a responsabilidade de um adulto.
Na região onde a Lamil está inserida, a condição socioeconômica não condiz com a necessidade de trabalho infantil para garantir o sustento da família. Dessa forma, não há necessidade de políticas ou programas de transição.