1. OBJETIVO
Estabelecer responsabilidades e diretrizes sobre comportamentos e ações a serem
cumpridos pelos colaboradores. Esse é o papel das Políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde desenvolvidas pela Lamil. Através de atitudes
corretas,métodos adequados e práticas seguras, a
empresa previne a ocorrência de acidentes no trabalho, doenças ocupacionais e impactos ambientais
negativos.
2. ESCOPO
Todas as unidades
da empresa – Lamil Lage Minérios e
Lamil Especialidades Minerais.
3. PRINCÍPIOS
As políticas de Segurança, Meio Ambiente e
Saúde, alinhadas ao Código de Conduta, têm os seguintes princípios:
- As
pessoas são essenciais para o sucesso da empresa, valorizamos o espírito de
equipe, a disposição para o aprendizado e o foco em resultados
- Conduzimos nossos relacionamentos com
honestidade, respeito e transparência
- A excelência no atendimento ao cliente é
prioridade e responsabilidade de todos
- O crescimento da empresa é orientado por
ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis
4. DISPOSIÇÕES GERAIS
- Um ambiente de trabalho saudável e seguro é essencial em
uma organização, por isso a Lamil estimula a cultura e a crença de que esse
é um valor fundamental
- Acreditamos que para a manutenção e construção de um local de trabalho seguro
e ambientalmente sustentável é necessário que a própria empresa e todos os colaboradores sejam comprometidos com as regras de saúde, segurança e preservação ambiental estabelecidas
- É responsabilidade de todos os profissionais e prestadores de serviços da
Lamil trabalhar de forma segura, com respeito ao meio ambiente, orientando e
estimulando esses padrões em suas equipes
- Para a Lamil, trabalhar com segurança e preservando o meio ambiente é condição essencial de emprego
4.1 EXPECTATIVAS
DA LAMIL
- A
Lamil não aceita qualquer
condição, ato ou comportamento que comprometa o meio ambiente e/ou coloque as pessoas em risco. Para esse fim, a equipe de liderança deve seguir os procedimentos/processos disciplinares e informar todas as normas aos profissionais
- Os colaboradores com funções de liderança
devem garantir aos liderados e prestadores de serviço treinamentos de segurança
e meio ambiente adequado, nunca aceitando, nem autorizando, condições ou comportamentos que violem regras e procedimentos estabelecidos. Devem também assegurar que as responsabilidades
que lhes competem no Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente funcionem adequadamente
por meio de revisões periódicas dos equipamentos, condições físicas e procedimentos, assim como auditorias e inspeções realizadas por especialistas nas respectivas áreas
- Todos os profissionais da Lamil estão sujeitos às medidas disciplinares, caso descumpram
as regras e expectativas expostas. Já com os prestadores de serviços haverá suspensão das atividades ou rescisão contratual
4.2 RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS NAS
FUNÇÕES DE LIDERANÇA
- Assegurar que a
equipe de trabalho receba treinamento e instruções
adequadas para o exercício das funções, incluindo orientações sobre meio ambiente,
saúde e segurança no trabalho
- Garantir
que o Programa de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do
Trabalho funcione adequadamente,
por meio do cumprimento das
normas e procedimentos inerentes à função, assim como da inspeção sistemática e periódica dos equipamentos e instalações, da certificação da competência técnica e
comportamental
do executante da tarefa, bem como zelar para que os
planos de ações sejam eficazmente efetivados
- Analisar as situações de risco de incidentes de segurança do trabalho,
ambiental ou de doenças ocupacionais e definir medidas
preventivas de trabalho
4.3 RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES
- Desenvolver suas atividades de maneira segura
e com responsabilidade ambiental, incentivando os demais a agir da mesma forma para
a preservação da integridade física
coletiva e do meio ambiente
- Cumprir rigorosamente as disposições
legais e regulamentares sobre meio ambiente,
saúde e segurança do trabalho
- Usar corretamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual, fornecidos pela empresa), conservando-os limpos e em perfeitas
condições de uso
- Recusar atividades sempre que julgar que o local, a forma ou equipamentos e ferramentas de trabalho não ofereçam condições seguras
para o desenvolvimento das atividades
e coloquem em risco o meio ambiente
- Participar
de todos os treinamentos promovidos pela empresa, referentes à Segurança, Meio
Ambiente e Saúde.
4.4 RESPONSABILIDADES DAS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE,
SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO
- Elaborar e administrar programas educativos e de conscientização para
qualificar e manter o interesse dos profissionais em
assuntos relacionados ao meio ambiente,
saúde ocupacional e segurança do trabalho
- Assessorar as áreas no
que diz respeito aos assuntos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança
do Trabalho, bem como elaborar e divulgar dados de controle e outras atividades pertinentes
- Elaborar normas, procedimentos e políticas de SMS (Saúde, Segurança e
Meio Ambiente)
4.5 RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO INTERNA DE
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MINERAÇÃO (CIPAMIN)
- Atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais de modo a
tornar o trabalho alinhado aos conceitos de preservação da vida
e a promoção da saúde do trabalhador.