Políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

1.  OBJETIVO

Estabelecer responsabilidades e diretrizes sobre comportamentos e ações a serem cumpridos pelos colaboradores. Esse é o papel das Políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde desenvolvidas pela Lamil. Através de atitudes corretas,métodos adequados e práticas seguras, a empresa previne a ocorrência de acidentes no trabalho, doenças ocupacionais e impactos ambientais negativos.

 

2.  ESCOPO

Todas as unidades da empresa – Lamil Lage Minérios e Lamil Especialidades Minerais.


3.  PRINCÍPIOS

As políticas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, alinhadas ao Código de Conduta, têm os seguintes princípios:

  • As pessoas são essenciais para o sucesso da empresa, valorizamos o espírito de equipe, a disposição para o aprendizado e o foco em resultados
  • Conduzimos nossos relacionamentos com honestidade, respeito e transparência
  • A excelência no atendimento ao cliente é prioridade e responsabilidade de todos
  • O crescimento da empresa é orientado por ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis


4.  DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Um ambiente de trabalho saudável e seguro é essencial em uma organização, por isso a Lamil estimula a cultura e a crença de que esse é um valor fundamental
  • Acreditamos que para a manutenção e construção de um local de trabalho seguro e ambientalmente sustentável é necessário que a própria empresa e todos os colaboradores sejam comprometidos com as regras de saúde, segurança e preservação ambiental estabelecidas
  • É responsabilidade de todos os profissionais e prestadores de serviços da Lamil trabalhar de forma segura, com respeito ao meio ambiente, orientando e estimulando esses padrões em suas equipes 
  • Para a Lamil, trabalhar com segurança e preservando o meio ambiente é condição essencial de emprego


4.1 EXPECTATIVAS DA LAMIL

  • A Lamil não aceita qualquer condição, ato ou comportamento que comprometa o meio ambiente e/ou coloque as pessoas em risco. Para esse fim, a equipe de liderança deve seguir os procedimentos/processos disciplinares e informar todas as normas aos profissionais
  • Os colaboradores com funções de liderança devem garantir aos liderados e prestadores de serviço treinamentos de segurança e meio ambiente adequado, nunca aceitando, nem autorizando, condições ou comportamentos que violem regras e procedimentos estabelecidos. Devem também assegurar que as responsabilidades que lhes competem no Sistema de Gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente funcionem adequadamente por meio de revisões periódicas dos equipamentos, condições físicas e procedimentos, assim como auditorias e inspeções realizadas por especialistas nas respectivas áreas
  • Todos os profissionais da Lamil estão sujeitos às medidas disciplinares, caso descumpram as regras e expectativas expostas. Já com os prestadores de serviços haverá suspensão das atividades ou rescisão contratual


4.2 RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS NAS FUNÇÕES DE LIDERANÇA

  • Assegurar que a equipe de trabalho receba treinamento e instruções adequadas para o exercício das funções, incluindo orientações sobre meio ambiente, saúde e segurança no trabalho
  • Garantir que o Programa de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho funcione adequadamente, por meio do cumprimento das normas e procedimentos inerentes à função, assim como da inspeção sistemática e periódica dos equipamentos e instalações, da certificação da competência técnica e comportamental do executante da tarefa, bem como zelar para que os planos de ações sejam eficazmente efetivados
  • Analisar as situações de risco de incidentes de segurança do trabalho, ambiental ou de doenças ocupacionais e definir medidas preventivas de trabalho

 

4.3 RESPONSABILIDADES DOS COLABORADORES

  • Desenvolver suas atividades de maneira segura e com responsabilidade ambiental, incentivando os demais a agir da mesma forma para a preservação da integridade física coletiva e do meio ambiente
  • Cumprir rigorosamente as disposições legais e regulamentares sobre meio ambiente, saúde e segurança do trabalho
  • Usar corretamente os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual, fornecidos pela empresa), conservando-os limpos e em perfeitas condições de uso
  • Recusar atividades sempre que julgar que o local, a forma ou equipamentos e ferramentas de trabalho não ofereçam condições seguras para o desenvolvimento das atividades e coloquem em risco o meio ambiente
  • Participar de todos os treinamentos promovidos pela empresa, referentes à Segurança, Meio Ambiente e Saúde.


4.4 RESPONSABILIDADES DAS ÁREAS DE MEIO AMBIENTE, SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO

  • Elaborar e administrar programas educativos e de conscientização para qualificar e manter o interesse dos profissionais em assuntos relacionados ao meio ambiente, saúde ocupacional e segurança do trabalho
  • Assessorar as áreas no que diz respeito aos assuntos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, bem como elaborar e divulgar dados de controle e outras atividades pertinentes
  • Elaborar normas, procedimentos e políticas de SMS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente)


4.5 RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA MINERAÇÃO (CIPAMIN)

  • Atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais de modo a tornar o trabalho alinhado aos conceitos de preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.