Sobre a Lamil

Fundada em 1947, no município de Pará de Minas, Centro-Oeste de Minas Gerais, a Lamil é a maior produtora nacional de agalmatolito (silicato de alumínio). A empresa é uma das pioneiras na lavra, beneficiamento e comercialização dessa rocha. 

Detentora da concessão de cinco jazidas na região onde está instalada, ela também se orgulha de possuir a primeira mina subterrânea do mineral existente no mundo, projetada e construída com o uso de tecnologias inovadoras. Com os investimentos feitos nessa mina, a empresa garante a geração de cerca de 120 empregos diretos e o abastecimento de agalmatolito no mercado pelos próximos 50 anos.

A capacidade total de produção da Lamil é de 80 mil toneladas de agalmatolito/ano, destinadas às indústrias de cerâmica, papel e celulose, tintas, borracha, plásticos, detergente em pó, entre outras aplicações.

A empresa dispõe de técnicas em pesquisa mineral e geoprocessamento que, através de sistema informatizado, avaliam as reservas e principais características do agalmatolito desde a jazida até as etapas finais de extração e classificação de matérias-primas.

Investindo permanentemente em processos avançados de manufatura e gestão, alinhados na vanguarda tecnológica e na excelência do atendimento aos clientes, a empresa opera com grande sucesso através de um bem montado planejamento estratégico.

Sua política de valores também prioriza ações que vão além das atribuições determinadas pela legislação do setor, tendo como premissa a preservação ambiental necessária à sobrevivência do ser humano e do planeta. O crescimento da empresa é orientado por ações economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente responsáveis.

Uma grande referência no mercado. Esse é o papel que a Lamil ocupa na indústria brasileira há tantas décadas. Sua consolidação se deve à qualidade dos produtos, assim como às melhores práticas de governança corporativa e também ao respeito ao meio ambiente.